A 17ª edição do Salão do Imóvel de Chapecó ocorre pela primeira vez na Efapi 2023. Com o objetivo de apresentar ao público novidades do setor imobiliário, a feira conta com aproximadamente 90 expositores, entre imobiliárias, incorporadoras, loteadoras e construtoras. O Sindicato da Habitação do Oeste de Santa Catarina (Secovi-Oeste/SC) é o órgão responsável pela realização do evento, que funciona todos os dias até o fim da feira.
A incorporadora e construtora Braxcon participa do Salão do Imóvel pela primeira vez. João Pedro Smaniotto, corretor de imóveis na empresa, conta que para a Efapi a construtora preparou oportunidades exclusivas para os visitantes. Um exemplo é o lançamento do empreendimento Vangô, um prédio residencial com 22 pavimentos e studios entre 37 e 40 metros quadrados. Além do lançamento, outro diferencial apresentado é a chance de adquirir imóveis com valores de parcelas menores e também diminuição na porcentagem do valor de entrada.
João afirma que a expectativa da empresa, tanto de público quanto de vendas, foi superada. Ele avalia ainda que um dos principais fatores para o número de visitantes é a entrada franca. “Os expositores ficaram muito contentes, foi um grande acerto” uma vez que o público-alvo das imobiliárias também são famílias.
Uma das principais características da Efapi 2023 é a inovação, e o Salão do Imóvel incorpora essa ideia em diferentes estandes. Um dos grandes atrativos é o óculos de realidade virtual. André Gupi, arquiteto e empreendedor, é responsável pelo projeto da casa que é apresentada em realidade virtual. Ele conta que a iniciativa para esse formato, que permite conhecer a propriedade sem precisar visitá-la, surgiu diante da carência que Chapecó possuía nesse ramo. “O mercado chapecoense não tem muitas opções de empreendimentos intermediários para apresentar numa tecnologia como essa”, diz. O atrativo pode ser visitado no estande da imobiliária Bolsa Imóveis.
O público também demonstra estar contente com esta edição do evento. João Pelizza é investidor e aproveita a feira para “conhecer o que tem no mercado, o que há de novo e refletir sobre os melhores empreendimentos”. Ele, que participa do Salão do Imóvel desde a primeira edição, comenta que está “ainda mais bonito, espaçoso e atrativo”.
Texto: Samara Vitória Baldoino e Kenson Koskur Coelho
Fotos: Kenson Koskur Coelho