Leilão movimenta agronegócio em Chapecó

Leilão movimenta agronegócio em Chapecó

Neste sábado aconteceu o leilão de gado de corte, uma vitrine para os produtores exporem seus animais ao público. O objetivo é movimentar a comercialização entre os produtores presentes na Exposição Feira Agropecuária Industrial e Comercial de Chapecó – Efapi.

 A organização é do Sindicato dos Produtores Rurais de Chapecó. O leilão da Efapi seria de animais mais pesados, voltados para quem cria, engorda e reproduz, explica Luiz Carlos Travi,  presidente do Sindicato.  

Travi explica que a relevância de promover esses eventos trazem resultados positivos, especialmente para a cadeia produtiva da nossa região que gira  em torno do agronegócio. “Nós temos aqui a influência que impulsiona Chapecó e do nosso estado também.” Devido ao fato da feira e o público serem maiores, o leilão na Efapi acaba demandando de uma atenção e cuidados específicos, mas conta com o apoio de uma equipe que já é especialista. 

O secretário municipal de Agricultura em Chapecó, Mauro Zandavalli, conta que o preço dos animais é definido pelo mercado. “O mercado aqui é soberano. Como todas as coisas, o que define o preço do gado é a oferta e procura do público. No momento o gado está em baixa, mas o mercado oscila”, argumenta. O secretário comenta ainda que o evento que ocorre duas vezes ao ano tem de acontecer, pois gera desenvolvimento para essa atividade, que é muito importante para nossa região.  

A cultura e os costumes vão percorrendo as gerações. Para o produtor de gado de corte, Augusto Lunardi, estar em meio aos leilões é algo que vem desde a infância. “Os leilões, os animais de corte estão na minha família há mais de 60 anos”, finaliza.

TEXTO: Deisiana Damarat, Emilly Bueno

FOTOS: Deisiana Damarat, Emilly Bueno


Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.