A Efapi deste ano está com um pavilhão exclusivo dedicado aos piscicultores e aquicultores da região Oeste Catarinense. Conforme informação do coordenador, Jorge Matos Casaca, o pavilhão é dividido entre as instituições parceiras, os produtores e comerciantes da área, o que possibilita a concentração de conhecimento, cultura e economia.
No pavilhão encontram-se desde alevinos e peixes grandes, de espécies como tilápia, carpa, pintado, dourado e jundiá, até peixes ornamentais. Para a compra encontram-se filés congelados, rações e aquários, e para os interessados orientações sobre produção. Localizado próximo ao Beer Gartten, o pavilhão é um espaço para quem já trabalha com piscicultura e aquicultura, mas também para quem quer trabalhar na área e que busca conhecimento, incentivo e produtos. Os piscicultores dispõe de estandes com peixes e produtos para seus açudes, rações para crescimento e engorda e os aquicultores encontram aquários, peixes ornamentais, rações e acessórios.
Médico veterinário, com 41 anos de experiência na piscicultura, Casaca ressalta a importância da atividade das instituições na comunidade. “É fundamental que os piscicultores e, mais recentemente aquicultores, se sintam acolhidos por instituições como a Epagri, a Polícia Militar Ambiental, o Consórcio Iberê, o Comitê Chapecó/ Irani, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural de Chapecó, a Udesc e, nos últimos anos, a Associação Chapecoense de Aquicultura (Achaq)”, avalia o coordenador.
FRIGORÍFICO E LANÇAMENTO
O presidente da Achaq, Rafael Barp, ressalta ser “muito importante esta visibilidade, até porque somos o primeiro e único frigorífico de peixes de Chapecó, na Linha Simonetto, trabalhamos desde os alevinos até o abate”. Rafael e o irmão Gabriel são da terceira geração de uma família de piscicultores. Proprietários do frigorífico Pescatto, além da entrega a domicílio, estão lançando o torresmo de pele de tilápia durante a Efapi. “Convidamos todos para experimentar nosso lançamento, desfrutar do espaço e degustar torresmo com licor ou cachaça”, conclui.
Responsável, através da Epagri, pela piscicultura da região Oeste, com 36 municípios, Casaca convida os interessados para participar do Seminário de Piscicultura, Aquicultura e Meio Ambiente nesta terça (10 de outubro), no pavilhão da piscicultura na Efapi.
Texto: Mara Welter